Cirurgião vascular: O que faz? Quando procurar por esse especialista?

Como existe uma imensidão de especialidades médicas com características próprias, é comum que haja certa dificuldade em entender do que se trata cada uma delas.

Uma dessas especialidades médicas e o assunto deste artigo é a cirurgia vascular. Você sabe o que faz um cirurgião vascular? Quando é necessário procurar um? E os benefícios de ter acompanhamento de um cirurgião vascular? Confira abaixo essas informações e mais detalhes sobre o cirurgião vascular!

O que é um cirurgião vascular?

Cirurgião vascular é o especialista altamente treinado em realizar todo o diagnóstico e tratamento das doenças relacionadas aos vasos sanguíneos. Para que você tenha ideia melhor da importância do cirurgião vascular: os vasos sanguíneos são artérias que transportam sangue rico em oxigênio e veias que levam sangue de volta ao coração, ou seja, funcionam como ruas e avenidas do sistema circulatório. Sem esse fluxo contínuo de sangue, o corpo não funciona direito.

É importante dizer que um cirurgião vascular pode fazer cirurgias, como o nome mesmo já diz, mas também pode tratar pacientes que não precisam passar por uma cirurgia, já que existem diversos problemas vasculares em que o tratamento pode ser realizado apenas com medicação e exercício físico.

Algumas doenças tratadas pelo cirurgião vascular

Pensando nas doenças que abrangem o sistema linfático, as artérias e as veias, separamos as que mais comumente são tratadas pelo cirurgião vascular. Veja a seguir!

Aneurismas

É quando uma artéria apresenta uma dilatação anormal. O quadro precisa ser acompanhado por um cirurgião vascular, pois em caso de hemorragia intensa, o paciente corre risco de vida.

Entre as técnicas aplicadas para o tratamento de aneurismas estão as embolizações e a colocação de endopróteses.

Alguns fatores de risco e que podem agravar o problema: diabetes, má alimentação, histórico familiar, hipertensão e colesterol alto.

Isquemia arterial

A isquemia arterial acontece quando o fluxo de sangue em uma artéria se modifica devido a presença de um coágulo no vaso, uma placa de gordura, uma lesão sofrida pela artéria ou por outros motivos.

Esse quadro gera bastante dor nos pacientes, seja em repouso ou ao caminhar, e é comum que a dor atinja a panturrilha. Além disso, palidez, feridas e formigamento também podem acontecer.

Cirurgião Vascular :Varizes

Varizes é o nome dado as veias tortuosas e dilatadas que surgem na pele. Esse tipo de problema deve ser tratado por um cirurgião vascular, que vai realizar o diagnóstico da maneira correta e indicar a melhor estratégia de tratamento. Entre os principais fatores que influenciam o surgimento de varizes está a hereditariedade, sedentarismo e a obesidade.

Trombose venosa profunda

A Trombose Venosa Profunda (TVP) é o quadro em que existe um coágulo (trombo) no interior das veias profundas. Tal coágulo provoca a obstrução parcial ou total do fluxo sanguíneo e pode provocar insuficiência venosa e embolia pulmonar. Entre os sintomas mais comuns estão a dor na perna (geralmente unilateral) e o inchaço.

Aterosclerose

É o acúmulo de gordura nas paredes das artérias e que causa interferência na circulação sanguínea. Nessa obstrução, o vaso fica mais estreito e a irrigação dos órgãos é afetada. Essa é uma condição grave e que pode ocasionar infarto ou AVC. Entre os fatores de risco estão: má alimentação, obesidade, sedentarismo, hipertensão, diabetes e tabagismo.

Linfedema

Linfedema é um inchaço que surge em alguma parte do corpo e é provocado pelo mal funcionamento, obstrução ou malformação congênita dos vasos linfáticos. Como o sistema linfático é como um dreno dos fluídos, quando ele não funciona da forma correta os fluidos não drenados acabam se acumulando nos tecidos, o que causa inchaço.

A cirurgia vascular só é indicada nos casos em que outros tratamentos menos invasivos não tenham sido eficientes.

Quando procurar um cirurgião vascular?

É comum que o paciente seja encaminhado para um cirurgião vascular pelo seu médico de cuidados primários, como Neurologistas ou Cardiologistas. Esse caso costuma acontecer com pacientes com problemas cardiovasculares, risco ou ocorrência de AVC ou infarto, entre outros.

Em outras situações, como varizes, vasos menores ou inchaço e dores nas pernas, é mais comum que o paciente procure de forma espontânea o cirurgião vascular.

É importante dizer que indivíduos que fazem parte da categoria considerada de alto risco, como fumantes, diabéticos e hipertensos, mesmo sem sinais claros de doenças, devem realizar consultas de rotina com um cirurgião vascular como forma de prevenção.

Quais são os benefícios do acompanhamento com o cirurgião vascular?

O sistema vascular é uma peça fundamental para que o organismo funcione da maneira correta, já que é o responsável pela circulação de sangue, transporte de nutrientes e oxigênio pelo corpo. Por isso, o acompanhamento de um cirurgião vascular e a realização periódica de exames é essencial como prevenção de doenças que podem acometer o sistema circulatório, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Em fumantes, diabéticos, com pressão alta, gestantes, portadores de doenças que comprometem a mobilidade geral, com pressão alta ou qualquer outra características que faça se enquadrar no grupo de risco, o acompanhamento de um cirurgião vascular torna-se ainda mais fundamental para prevenir doenças ou adiar a sua evolução.

Portanto, diante de qualquer complicação arterial ou venosa, como aneurisma nervoso, trombose venosa, dor ou inchaço nas pernas, não hesite em marcar a sua consulta com um cirurgião vascular. É ele o profissional que vai te ajudar a diagnosticar da melhor maneira o seu caso e indicar o tratamento mais eficaz a ser realizado.

Sobre a Natuee

A Clínica Natuee é o espaço clínico multidisciplinar ideal para que você cuide de si mesmo. Em um só lugar é possível realizar tratamentos e procedimentos com médicos altamente especializados em diversas áreas e que atuam de forma integrada para que você possa ter um atendimento completo, humanizado e em um ambiente pensado para o seu conforto e privacidade. Além disso, para quem preferir, existe a possibilidade de atendimento a distância (Telemedicina) na primeira consulta e de horário de atendimento estendido.

Marque a sua consulta na Clínica Natuee e cuide em um só lugar da sua saúde, corpo e mente.

 

Dra. Julia Ocampo Lyra
CRM 170774

 

 

 

 

Mais postagens

Como um nutrólogo pode ajudar a manter uma dieta saudável?

Como um nutrólogo pode ajudar a manter uma dieta saudável?

Ter uma alimentação balanceada é um dos pilares mais importantes para uma vida saudável, para

Como é feito o tratamento para remoção de varizes?  

Como é feito o tratamento para remoção de varizes?  

Com o passar do tempo, o corpo começa a apresentar alguns sinais que podem trazer

Qual a diferença entre nutrólogo e nutricionista?

Qual a diferença entre nutrólogo e nutricionista?

A alimentação saudável está cada vez mais despertando interesses das pessoas, pois elas começaram a

DIA DO COLÁGENO

Sustentação e firmeza para a pele com os bioestimuladores. Indicado para flacidez e rejuvenescimento! Estímulo