Clínica dermatológica – O que é? Quando preciso ir em uma? Para que serve uma clínica dermatológica? Saiba mais detalhes!

A Dermatologia Clínica é a responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento de problemas e doenças que atingem a pele e áreas adjacentes, como cabelos, unhas, pelos e mucosas, como gengiva, língua, boca, lábios e área genital. Portanto, a Dermatologia é uma especialidade da Medicina e a responsável por cuidar do maior órgão do corpo humano: a pele. 

É possível que surjam muitas dúvidas sobre essa área médica e também o que, de fato, é uma clínica dermatológica, para que serve, quais os procedimentos realizados, com que frequência a consulta deve acontecer, entre outros. 

Neste artigo, selecionamos informações importantes sobre clínica dermatológica e vamos tirar as principais dúvidas sobre o assunto! Confira abaixo!

O que é clínica dermatológica?

Clínica Dermatológica é um espaço destinado para diagnosticar, tratar e prevenir doenças relacionadas a pele, que podem ser diversas, como câncer de pele, psoríase, acne, vitiligo, queda de cabelo, entre outros. É possível que haja nas clínicas dermatológicas, profissionais especializados em determinados nichos, como o de alergo dermatologia, que é a especialidade que junta a dermatologia com a alergologia, tratando as condições alérgicas da pele. 

Apesar de existirem muitas opções de clínicas dermatológicas, é sempre indicado que se procure por aquelas confiáveis e que contem com profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação. 

Para que serve a clínica dermatológica?

A clínica dermatológica é o local em que dermatologistas atuam, seja para tratar, prevenir ou diagnosticar doenças e problemas na pele e seus anexos. É importante destacar que, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, existem mais de 3.000 condições médicas e doenças que podem afetar essas áreas do corpo humano. Entre as mais comuns estão a acne, as alergias, o vitiligo, a psoríase, a queda de cabelo, a hanseníase, as micoses diversas, o melasma e o câncer da pele.

Vale dizer, ainda, que um médico dermatologista também pode ser consultado por motivos estéticos, como espinhas, linhas de expressão, estrias, celulite, flacidez, vermelhidão, pele muita seca ou muito oleosa, manchas, entre outros. Quando o médico dermatologista atua em função da beleza da pele, a especialidade recebe o nome de dermatologia estética. 

Quando preciso ir em uma clínica dermatológica?

A frequência da visita a uma clínica dermatológica pode variar bastante, porém, é recomendado que ela aconteça ao menos uma vez por ano. Entretanto, caso você observe qualquer sinal suspeito ou alteração na pele, o indicado é que se marque uma consulta com o dermatologista o quanto antes para que diagnóstico correto possa ser feito e o tratamento, caso seja necessário, possa ser iniciado o mais rápido possível. 

Na consulta anual de rotina em uma clínica dermatológica será atualizado os cuidados com a pele e quais são os melhores tratamentos que podem ser realizados a fim de prevenir doenças e problemas, assim como quando será a data de retorno para uma nova consulta. Também é o momento ideal para tirar eventuais dúvidas sobre procedimentos, rotina de cuidados, entre outros.

Já em relação a casos estéticos, a frequência da visita a uma clínica dermatológica também pode variar bastante, já que os tratamentos possuem durações e exigências diferentes. Para se ter uma ideia melhor, o dermatologista pode ajudar e indicar tratamentos estéticos dos mais variados tipos, como para olheiras, manchas, flacidez e rugas, como preenchimento, peeling, microagulhamento, entre outros. 

Independente da frequência da visita a uma clínica dermatológica, certifique-se sempre de pesquisar sobre a reputação da mesma, o feedback dos clientes e também se a clínica dermatológica conta com profissionais renomados e reconhecidos em suas áreas de atuação. 

Quais procedimentos são feitos em uma clínica dermatológica?

Os procedimentos realizados em uma clínica dermatológica são diversos, como: dermatoscopia, toxina botulínica, preenchimento, peeling físico,  volumização facial, peeling químico, biópsia, cirurgia dermatológica, carboxiterapia,  cauterização química, crioterapia, curetagem, laser de CO2, depilação com luz intensa pulsada, limpeza de pele, cirurugia micrográfica de Mohs, criocirurgia, criolipólise, dermobrasão, eletrocauterização, excisão cirúrgica, tratamento de acne, preenchimento labial, depilação com laser, entre outros. 

Importante destacar que os procedimentos realizados variam de clínica para clínica. Não se esqueça de, sempre, optar por clínicas dermatológicas reconhecidas e que contém com profissionais qualificados em suas áreas de atuação. Em muitos casos, é possível encontrar dermatologistas especialistas em um nicho, o que pode ser bastante interessante para uma consulta ainda mais precisa e assertiva. 

Quais as vantagens de ir em uma clínica dermatológica?

A principal vantagem da visita a uma clínica dermatológica, sem dúvidas, é o cuidado com a pele e seus adjacentes, assim como a prevenção e o diagnóstico de possíveis doenças e problemas. Cuidar da pele é sinônimo de cuidar da saúde e deve ser uma prioridade. Ao cuidar da pele você garante mais saúde em geral para o seu organismo, bem-estar e até mesmo mais autoestima. 

Como algumas vantagens da visita a uma clínica dermatológica podemos citar: avaliação da qualidade da pele, verificação do aparecimento de manchas e rugas, avaliação e tratamento de queda e doenças do cabelo, análise da necessidade de procedimentos para manchas, entre outros. 

Vale dizer, ainda, que na visita periódica a uma clínica dermatológica se realiza a análise de manchas e sinais, o que é fundamental para a prevenção do câncer de pele, assim como a indicação do melhor protetor solar e outros produtos de acordo com o seu tipo de pele específico. 

Sobre a Natuee

A Clínica Natuee é o espaço clínico multidisciplinar ideal para que você cuide de si mesmo. Em um só lugar é possível realizar tratamentos e procedimentos com médicos altamente especializados em diversas áreas e que atuam de forma integrada para que você possa ter um atendimento completo, humanizado e em um ambiente pensado para o seu conforto e privacidade. Além disso, para quem preferir, existe a possibilidade de atendimento a distância (Telemedicina) na primeira consulta e de horário de atendimento estendido.  

Marque a sua consulta na Clínica Natuee e cuide em um só lugar da sua saúde, corpo e mente. 

 

Mais postagens

Protetor solar para o rosto: Qual o melhor segundo dermatologistas

A pele é o maior órgão do corpo humano, e se você quer cuidar dela…

Clínica de dermatologia: O que é e para que serve?

Clínica de dermatologia: O que é e para que serve?

Você procura uma Clínica de Dermatologia apenas quando tem algum problema para a pele, ou…

Ultraformer: Descubra tudo sobre esse tratamento revolucionário

Ultraformer: Descubra tudo sobre esse tratamento revolucionário

Com o passar dos anos é inevitável que o nosso corpo e rosto sofra algumas…

CM Slim: Entenda tudo sobre o mais avançado estimulador muscular do mercado

CM Slim: Entenda tudo sobre o mais avançado estimulador muscular do mercado

Os procedimentos estéticos estão cada vez mais modernos e tecnológicos. Um dos que mais tem…