Ginecologista e obstetra perto de mim

Ginecologista e obstetra perto de mim?! Entenda a importância.

Sabemos que consultar-se regularmente com seu médico ou médica ginecologista faz total diferença na manutenção da saúde feminina. E isso também se estende para o período da gestação.
Não é à toa que o termo latim obstare que deriva a palavra obstetra significa “ficar ao lado”, pois é isso que esse profissional especialista faz durante toda a gravidez, inclusive, desde o planejamento até o puerpério.
Ter o acompanhamento de uma ginecologista obstetra garante mais segurança tanto para a mãe quanto para o bebê, oferecendo todo o suporte necessário para esse período.
Quer entender mais sobre esse assunto? Então acompanhe o conteúdo que preparamos especialmente pra você.

Ginecologista e obstetra perto de mim : Qual a relação entre Ginecologista e Obstetra?

A relação é que ambas atendem à saúde íntima da mulher, porém cada uma é focada em uma especialidade:
O médico ginecologista cuida principalmente da saúde do aparelho reprodutor feminino e das mamas, atendendo mulheres desde a infância até a terceira idade para diagnosticar e tratar enfermidades que possam acometer os órgãos que fazem parte desse sistema, além de problemas endocrinológicos como desequilíbrios hormonais, do sistema digestivo, aparelho urinário, entre outros.
Já o médico obstetra cuida da gestação, sendo responsável pelo estudo e acompanhamento da reprodução nas mulheres, incluindo tanto os aspectos fisiológicos quanto patológicos. Assim, atua no atendimento de mulheres que desejam engravidar ou já estão grávidas, acompanhando todo seu período gestacional até o período pós-parto, conhecido como puerpério.
Porém, tendo em vista que ambas especialidades estão interligadas e são trabalhadas nos programas de residência médica, é comum encontrar ginecologistas que também atuem como obstetras e vice-versa.

Como funciona o atendimento do Ginecologista obstetra?

Na primeira consulta, seja ela desde do planejamento da preconcepção ou depois da fecundação, o ginecologista obstetra analisa o histórico de saúde dos pais do bebê; a carteirinha de vacinação da mãe; mede sua pressão arterial; pesa; faz exame físico e pélvico; ultrassonografias; exames de laboratório e suplementação com ácido fólico, por exemplo.
Assim, durante a gravidez o atendimento do ginecologista obstetra geralmente acontece com consultas mensais durante a primeira semana de gravidez até a 32ª; quinzenais da 33ª até a 37ª semana; e semanais a partir da 38ª semana. Depois a cada três dias ou conforme necessidade até o parto, acompanhando também a recuperação da mulher e bebê pós-parto.
Para entender melhor, separamos o que geralmente acontece em cada fase do atendimento:

Planejamento da gravidez

Aqui, o médico obstetra avalia a saúde geral e reprodutiva da paciente, indicando os cuidados necessários antes da concepção; necessidade de exames; vacinas; ingestão de ácido fólico (nutriente que previne defeitos do fechamento do tubo neural do feto, por exemplo); identificação de possíveis problemas já existentes; condições do organismo da mulher; informações sobre seu ciclo menstrual; como verificar o período fértil; e explicações sobre o processo de gestação.

Pré-natal

Durante esse período, são realizados uma série de exames trimestralmente para o acompanhamento contínuo da saúde e desenvolvimento do feto, no qual o obstetra também faz o cálculo da idade gestacional; a previsão de data do parto; avalia se o embrião está implantado adequadamente no útero e se a gestação é de baixo ou alto risco, por meio da identificação do:
– Tipo sanguíneo da gestante e fator Rh;
– Hemograma para diagnosticar anemia, infecções, bactérias ou vírus como rubéola, toxoplasmose, HIV, sífilis e hepatites A e B que podem causar malformações fetais e passar para o bebê por meio da placenta ou durante o parto;
– Ultrassom morfológico e obstétrico;
– Teste de O’Sullivan para identificar diabetes gestacional;
– Exames de urina tipo 1, parasitológico de fezes, e Papanicolau.
Além de avaliar o peso, pressão arterial, medição da altura do útero, glicemia e curva glicêmica, etc.

Parto

Nessa fase, o obstetra identifica e orienta a gestante sobre os riscos e o tipo de parto mais indicado para o seu caso – vaginal ou cesariana. Além de ser o responsável por realizar ou acompanhar o procedimento.

Pós-parto

Nesse período, que dura entre 45 a 60 dias do encerramento do parto, o médico obstetra acompanha a recuperação fisiológica da cicatrização pós-parto; mudanças hormonais e emocionais da paciente, sendo capaz de identificar e tratar problemas relacionados a essa fase, como por exemplo, depressão pós-parto. Além de orientar sobre amamentação e cuidados com o bebê, acompanhando sua saúde até primeiro ano.

Quais benefícios do acompanhamento com o Ginecologista obstetra?

O acompanhamento do obstetra é essencial para ajudar a prevenir e tratar precocemente diversas doenças e complicações que podem trazer risco à gravidez tanto na gestante quando no bebê, garantindo uma gestação muito mais segura.
Assim, entre os diversos benefícios estão:

  • Identificar e tratar hipertensão arterial, pré-eclâmpsia, anemia, diabetes gestacional, gravidez ectópica, infecções vaginais e urinárias;
  • Detectar possíveis má formações, questões genéticas ou problemas que podem ocorrer durante a gestação;
  • Analisar os ossos, órgãos e fluxo de sangue no bebê, cordão umbilical e nas artérias uterinas;
  • Indicar quais medicamentos podem ser ou não tomados;
  • Realizar e acompanhar os resultados de exames;
  • Recomendar ingestão de vitaminas, cuidados e alimentação que ajudem no desenvolvimento saudável do bebê;
  • Sanar dúvidas sobre higiene, exercícios físicos, vestuário, sexualidade e sono durante a gravidez;
  • Orientar e tratar alterações físicas e psicológicas decorrentes da gestação;
  • Indicar fisioterapia para exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico;
  • Verificar o tipo de parto mais indicado e seguro;
  • Dar suporte e informação sobre o parto, amamentação, período pós-parto e cuidados com o bebê;
  • Gerar mais segurança e tranquilidade na mãe durante todo o processo da gravidez.

Sobre a Natuee – Conheça a nossa clínica

A Clínica Natuee possui um corpo clínico com médicos de diversas especialidades que atuam de forma integrada para oferecer um atendimento completo com tratamentos e procedimentos seguros e atuais, além de proporcionar um atendimento humanizado em um ambiente pensado para o seu conforto e privacidade.
Entre nossas especialidades estão: ginecologia e obstetrícia; fisioterapia pélvica; endocrinologia e neurologia; nutrologia; cirurgia vascular; e dermatologia clínica, estética e cirúrgica.
Trabalhamos com horários estendidos e possibilidade de atendimento à distância por telemedicina na primeira consulta. Agende já seu horário aqui.

 

Dra. Julia Ocampo Lyra
CRM 170774

Mais postagens

Como um nutrólogo pode ajudar a manter uma dieta saudável?

Como um nutrólogo pode ajudar a manter uma dieta saudável?

Ter uma alimentação balanceada é um dos pilares mais importantes para uma vida saudável, para

Como é feito o tratamento para remoção de varizes?  

Como é feito o tratamento para remoção de varizes?  

Com o passar do tempo, o corpo começa a apresentar alguns sinais que podem trazer

Qual a diferença entre nutrólogo e nutricionista?

Qual a diferença entre nutrólogo e nutricionista?

A alimentação saudável está cada vez mais despertando interesses das pessoas, pois elas começaram a

DIA DO COLÁGENO

Sustentação e firmeza para a pele com os bioestimuladores. Indicado para flacidez e rejuvenescimento! Estímulo