Qual a diferença entre nutrólogo e nutricionista?

A alimentação saudável está cada vez mais despertando interesses das pessoas, pois elas começaram a entender melhor os benefícios que os alimentos podem trazer para o corpo e para a mente. 

Por mais que exista uma infinidade de informações nutricionais disponíveis sobre os alimentos, quem está em busca de ter hábitos alimentares saudáveis deve buscar ajuda profissional. Esta boa prática fará com que a saúde seja ainda mais preservada.

Mas será que o ideal é procurar um nutrólogo ou nutricionista? 

Para responder esta pergunta será preciso entender melhor a diferença entre os dois profissionais, compreendendo como cada um exerce o seu trabalho.

Entendendo a diferença entre nutrólogo e nutricionista

Mesmo que pareça que os dois nomes façam referência ao mesmo profissional, existem algumas diferenças importantes de serem entendidas. Elas serão fundamentais para que o tratamento seja eficiente.

A primeira diferença está na graduação. O nutrólogo apresenta formação em medicina, estudando durante seis anos e apresentando uma especialização ou residência em nutrologia médica, tendo as seguintes atribuições:

  • Prescrição de medicamentos e dietas para doenças que podem ter origem na alimentação desregrada ou genética, como diabetes;
  • Pode auxiliar os pacientes hospitalizados que necessitam de alimentação endovenosa;
  • Criação e controle do plano alimentar de pacientes da terceira idade;
  • Atendimento de pacientes que apresentam bulimia, anorexia ou qualquer outro distúrbio alimentar. 

O nutricionista é graduado em nutrição, tendo duração de quatro a cinco anos. Ele também tem a capacidade de se especializar em diversas áreas, como esportiva, clínica funcional e outras, sendo que o tempo de formação dependerá da especialização escolhida. Ele apresenta as seguintes atribuições:

  • Criação de uma dieta balanceada de acordo com as deficiências ou excessos nutricionais dos pacientes;
  • Elaboração de uma dieta saudável para equilibrar o consumo de alimentos à prática de exercícios;
  • Definição de alimentos que irão compor os cardápios de empresas, restaurantes e hotéis;
  • Prescrição de dietas individualizadas que estão de acordo com a rotina do paciente. 

Tanto o nutrólogo quanto o nutricionista trabalham nos cuidados da saúde alimentar, ajudando as pessoas a terem uma alimentação mais saudável e que esteja de acordo com as individualidades de cada um. 

O que irá diferenciar, além da graduação, é a abordagem dada aos pacientes. O nutricionista irá trabalhar o controle e balanceamento da alimentação, enquanto o nutrólogo pode diagnosticar e tratar determinadas doenças que estão ligadas à ingestão de alimentos ou ao metabolismo do paciente, como citado nas atribuições. 

Quando devo procurar um nutrólogo e/ou nutricionista?

Esta é uma dúvida muito recorrente entre os pacientes que estão em busca de um controle alimentar ou cuidar de algumas doenças que podem desencadear distúrbios ou outras patologias. Os dois profissionais serão ótimas fontes de ajuda quando o assunto for controle e balanceamento alimentar em busca de uma alimentação mais saudável. Entretanto, ainda é preciso identificar algumas particularidades de cada um para que conseguir entender quando procurar o nutrólogo ou o nutricionista.

Uma forma de facilitar a escolha será entender um pouco mais sobre a rotina prática dos dois profissionais. 

Os médicos nutrólogos apresentam capacitação técnica para identificar as principais causas que fazem com que o paciente ganhe ou perca peso. Desse modo, ele fará uma análise mais aprofundada, com exames específicos, avaliações do histórico médico e prescrição de medicamentos. 

Os nutricionistas têm um foco maior na composição nutricional dos alimentos, sendo capazes de criar dietas específicas para que o paciente atinja os seus objetivos físicos. 

Vamos compreender na prática

Vamos supor que um paciente esteja com um peso que não está de acordo com o padrão estético que ele considera ideal. Ele nutre o desejo de perder ou ganhar peso. Nesse caso, o indicado é que ele busque um nutricionista, pois o profissional dará toda a orientação durante a montagem de uma dieta que apresente os alimentos essenciais para que seu objetivo seja alcançado.

O nutricionista irá realizar uma avaliação clínica, identificando se o paciente pratica alguma atividade física e também quais são seus hábitos atuais. Assim, uma nova rotina alimentar será passada e os resultados poderão ser acompanhados conforme o tempo passa. 

Uma outra pessoa percebe que está perdendo peso sem que tenha mudado nada em sua alimentação ou rotina de exercícios. Desse modo, o ideal é que ela procure um médico nutrólogo para que ele possa analisar profundamente o caso, identificando a origem da perda de peso. Ele fará exames e, caso necessário, passará a medicação correta para que o problema possa ser corrigido.

O mais interessante das duas profissões é que elas podem trabalhar em conjunto, pois o médico fará um diagnóstico preciso e o nutricionista pode realizar o acompanhamento da dieta do paciente. 

Qual benefício do nutrólogo e nutricionista?

Como falado, os dois profissionais irão atuar no controle alimentar e na melhora da saúde. Por isso, os benefícios de ter o acompanhamento técnico será indispensável para que uma vida mais saudável seja adquirida. 

Os pacientes que optam por realizar consultas com o nutrólogo ou nutricionista têm chances pequenas de desenvolverem algumas doenças, como diabetes e hipertensão e controlar aquelas já existentes. Além disso, uma alimentação equilibrada traz benefícios para a pele e mais disposição para encarar a rotina diária de trabalho. 

Saiba que ingerir alimentos saudáveis também ajuda a combater o estresse e ainda melhorar o desempenho sexual, no caso dos homens. Por esse motivo, a consulta com estes profissionais da saúde é indispensável para otimizar diversos aspectos da vida. 

Natuee: atendimento médico de qualidade

A clínica Natuee é composta por uma equipe de médicos especializados em diversas áreas, atuando sempre com seriedade e com foco no bem-estar dos pacientes. Todos os profissionais trabalham por um atendimento humanizado, onde a segurança e a saúde são prioridades. 

Os procedimentos realizados seguem os padrões médicos, sendo que a clínica está sempre atualizando e trazendo as melhores opções de tratamento aos pacientes. 

Entre nossas especialidades estão: ginecologia e obstetrícia; fisioterapia pélvica; endocrinologia e neurologia; nutrologia; cirurgia vascular; e dermatologia clínica, estética e cirúrgica. Trabalhamos com horários estendidos e possibilidade de atendimento a distância por telemedicina na primeira consulta. 

Agende já seu horário aqui.

 

Dra. Julia Ocampo Lyra
CRM 170774

Mais postagens

Como um nutrólogo pode ajudar a manter uma dieta saudável?

Como um nutrólogo pode ajudar a manter uma dieta saudável?

Ter uma alimentação balanceada é um dos pilares mais importantes para uma vida saudável, para

Como é feito o tratamento para remoção de varizes?  

Como é feito o tratamento para remoção de varizes?  

Com o passar do tempo, o corpo começa a apresentar alguns sinais que podem trazer

Qual a diferença entre nutrólogo e nutricionista?

Qual a diferença entre nutrólogo e nutricionista?

A alimentação saudável está cada vez mais despertando interesses das pessoas, pois elas começaram a

DIA DO COLÁGENO

Sustentação e firmeza para a pele com os bioestimuladores. Indicado para flacidez e rejuvenescimento! Estímulo