Como é feito o tratamento para remoção de varizes?  

Com o passar do tempo, o corpo começa a apresentar alguns sinais que podem trazer incômodo estético e físico, como é o caso das varizes. Elas fazem parte do processo natural do corpo, porém, com o avanço da medicina, já é possível buscar alternativas de tratamentos que podem retardar o aparecimento ou então eliminá-las. 

O importante é que tudo seja feito por um médico especialista, pois assim a saúde será preservada e os resultados serão de acordo com o esperado. Mas como será que é feito o tratamento de remoção de varizes? 

Será sobre isso que o presente artigo irá tratar. Continue a leitura e descubra um pouco mais sobre a sua origem e como o problema pode ser resolvido. 

O que são varizes?

Basicamente, as varizes são veias dilatadas que perderam a capacidade de promover o retorno venoso do sangue para o coração. Por esse motivo, elas acabam ficando expostas na pele, trazendo desconforto estético e físico, como sensação de peso, cansaço e formigamento. 

Elas também são chamadas de varizes tronculares ou veias varicosas e, apesar de terem a possibilidade de aparecerem em diversas partes do corpo, as pernas são as mais afetadas. Grande parte dos estudos indicam que as mulheres são as que mais têm chance de desenvolver o problema, podendo ter relação com o uso de anticoncepcionais.

Pode-se dizer que existem três tipos de varizes, sendo que elas são divididas de acordo com as suas características, como será apresentado a seguir:

  • Veias varicosas: este tipo é o que mais pode trazer incômodo aos pacientes, pois elas são protuberantes e o seu diâmetro é maior do que 3 milímetros.
  • Telangiectasias: são conhecidos popularmente como “vasinhos”. Eles são finos, arroxeados ou azulados e apresentam aproximadamente 1 milímetro de largura. 
  • Veias reticulares: também apresentam o mesmo padrão visual das demais, porém, o seu diâmetro costuma ficar compreendido entre 1 e 3 milímetros.

Quais as causas e os sintomas?

Como falado, as mulheres são as mais afetadas, entretanto os homens não estão livres. As causas podem ser múltiplas, por isso a necessidade de um acompanhamento médico para identificar, tratar e evitar o aumento das veias. 

Mas, de um modo geral, as causas podem girar em torno de fatores genéticos, obesidade, questões hormonais e até a gestação. 

É muito importante que as pessoas comecem a identificar os sintomas para que os procedimentos que tratam o problema possam ser iniciados o mais rápido possível. Como elas começam a surgir aos poucos, grande parte dos pacientes, principalmente os homens, demoram a perceber, mas alguns sinais podem ser úteis na hora da identificação. Veja abaixo:

  • Dilatação das veias e exposição delas na pele;
  • Sensação de que a perna está pesada;
  • Formigamento;
  • A região afetada começa a ficar mais sensível;
  • Aparecimento de manchas escuras na pele sem um motivo óbvio;
  • Coceira inchaço próximo das veias que começaram a dilatar.

É imprescindível a procura de um médico especialista a partir do momento que alguns dos sinais citados forem percebidos. Assim, o tratamento adequado terá início e alguns problemas mais graves serão evitados, como é o caso do estrangulamento da veia ou o aumento das chances de desenvolver trombose.  

Como é feito o tratamento para remoção de varizes?

Após o diagnóstico, o médico determinará qual será o melhor tratamento para o paciente. É importante entender que, por mais que os procedimentos sejam seguros, é preciso fazer uma avaliação do paciente para identificar possíveis contraindicações. 

Existem múltiplos tratamentos, incluindo cirurgia e procedimentos mais rápidos e não invasivos. Vamos entender um pouco melhor sobre cada tipo:

  • Escleroterapia a laser

Este tratamento é indicado para a eliminação de vasos pequenos e médios que podem aparecer pelo corpo. O procedimento consiste na aplicação do laser no local, onde ele consegue fazer a conversão da energia luminosa em térmica. O aquecimento gerado irá destruir as paredes dos vasos, melhorando a aparência estética da região.

Ele é praticamente indolor e a sessão dura cerca de 30 minutos. É indicado que após o tratamento o paciente não deixe a região exposta ao sol, utilizando sempre filtro solar.  

  • Escleroterapia com espuma

 

Indicada para pacientes que apresentam varizes ou vaso de até 4 milímetro. A técnica consiste em aplicar a espuma de polidocanol nas varizes, fazendo com que as veias sejam fechadas.  O tratamento também é bastante eficiente e, na maioria das vezes, definitivo.

Os médicos orientam o uso de meias elásticas de compressão após o procedimento com o objetivo de melhorar a circulação e diminuir ainda mais as chances de as varizes voltarem. 

  • Remoção de varizes: Cirurgias

Geralmente, a cirurgia é direcionada para os pacientes que apresentam um quadro mais grave de varizes, onde os sintomas físicos já são mais perceptíveis e estão atrapalhando a rotina diária. 

O procedimento consiste em realizar pequenos cortes na região para que os vasos que estão provocando as varizes possam ser removidos. Este tipo de cirurgia é capaz de eliminar varizes que têm tamanho médio ou pequeno.

Existe também a cirurgia de remoção da veia safena, que é quando as varizes são grandes e profundas. Nesse caso, também será feito um corte para eliminar a veia que não está conseguindo realizar o retorno venoso. 

Quais são os benefícios da remoção de varizes?

A eliminação das varizes pode trazer muitos benefícios, mas é sempre bom frisar que eles só poderão ser usufruídos caso o tratamento seja feito em uma clínica que apresente profissionais eficientes e especializados. 

Ao diminuir ou eliminar as varizes, a estética será melhorada e o paciente passa se sentir mais confiante e mentalmente mais saudável, tendo reflexos positivos para o bem-estar. Além disso, os incômodos físicos também serão diminuídos, fazendo com que aumente a disposição para realizar as atividades rotineiras e exercícios físicos que aumentam a saúde. 

Por fim, a remoção das varizes também eliminará as chances de o paciente ter complicações mais graves, como trombose ou estrangulamento da veia. 

Natuee: atendimento médico de qualidade

A clínica Natuee é composta por um espaço multidisciplinar e humanizado. Os pacientes têm a oportunidade de receber tratamentos com os melhores profissionais do mercado, com garantia de sucesso nos procedimentos realizados. 

Para quem preferir, também estão disponíveis os atendimentos a distância (telemedicina) na primeira consulta. 

Entre em contato com a Clínica Natuee e comece hoje mesmo a cuidar da saúde do corpo e da mente. 

 

Dra. Julia Ocampo Lyra
CRM 170774

 

Mais postagens

Como um nutrólogo pode ajudar a manter uma dieta saudável?

Como um nutrólogo pode ajudar a manter uma dieta saudável?

Ter uma alimentação balanceada é um dos pilares mais importantes para uma vida saudável, para

Como é feito o tratamento para remoção de varizes?  

Como é feito o tratamento para remoção de varizes?  

Com o passar do tempo, o corpo começa a apresentar alguns sinais que podem trazer

Qual a diferença entre nutrólogo e nutricionista?

Qual a diferença entre nutrólogo e nutricionista?

A alimentação saudável está cada vez mais despertando interesses das pessoas, pois elas começaram a

DIA DO COLÁGENO

Sustentação e firmeza para a pele com os bioestimuladores. Indicado para flacidez e rejuvenescimento! Estímulo